sexta-feira, 27 de abril de 2012

Varejo e Comércio Eletrônico (Parte 1)


     Antes de discutir os conceitos que permeiam a questão do comércio eletrônico, faz-se necessário discutir sobre a natureza da atividade varejista e suasvariações. Segundo Levy & Weitz (1995, p.6), o varejo consiste em "um conjunto de atividades que envolvem a venda de produtos e serviços para o consumidor final, sendo a última etapa do processo de distribuição de um bem". Em uma visão mais abrangente, Dunne & Lusch (1999, p.5) definem o varejo como sendo "as atividades necessárias para colocar a mercadoria de qualquer procedência nas mãos do consumidor e para prestar serviços para este". De uma forma geral, percebe-se que a atividade varejista procura aproximar fabricantes e consumidores, por meio da realização de transações comerciais.

      Segundo Lewison (1994) e Levy & Weitz (1995), o varejo tem como função reduzir determinadas discrepâncias entre consumidores e fabricantes, facilitando a ocorrência de relações de troca. As atividades varejistas permitem ao consumidor adquirir a variedade de produtos desejados (sortimento), nas quantidades desejadas em um único local de compra e em um determinado momento do tempo, pois as instituições varejistas mantém estoques de produtos diversos para o cliente, possibilitando o fracionamento das quantidades ao consumidor, assim como a prestação de distintos serviços a este.

      As atividades varejistas podem ser desempenhadas em diversos formatos de empresas. Segundo Churchill & Peter (2000, p. 419), uma primeira distinção pode ser convencionada em varejistas com loja e varejistas sem loja, ou seja, os primeiros realizam suas transações comerciais em ambientes físicos definidos.


Anderson Novais
Wyllyamar Cavalcante
Rafael Filipe

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