quarta-feira, 11 de abril de 2012

Banco de Dados


Sistema Integrado de Gestão ou  ERP (Enterprise Resource Planning)
Um dos grandes problemas das empresas é a forma como são tratados os dados e as informações geradas por elas. Por isso os SIG ou ERP passaram a ser largamente utilizados pelas empresas. Eles são apresentados como a solução para a maioria dos problemas das empresas. São sistemas que tem a finalidade de juntar todas as informações que trafegam pela empresa em uma única base de dados. Porém, as dificuldades enfrentadas com as mudanças e implantação, é que devem ser bem administrada pelo pessoal responsável,pois uma vez implantado um banco de dados únicos, devem ser observados os requisitos necessários para o acesso as informações,elas estaram no banco de dados mas não poderão ser acessadas por qualquer um,logo uma das funções dos responsáveis é procurar definir quem acessa o que. Portanto essa não seria uma função dos técnicos em sistemas de informação,cabendo a eles implantar chaves de acesso, mas sim dos donos do sistema ou seja os administradores, podemos exemplifica assim: os departamentos funcionais é que vão determinar as informações que poderão ser acessadas,somente por eles e as que poderão ser acessadas pelos outros, portanto o departamento de finanças poderá ter acesso a algumas informações do RH para poder tomar decisões mas o inverso pode não ser conveniente.
Vimos em,Corrêa te al. (1997), um ERP é constituído por módulos que atendem às necessidades de informação de apoio à tomada de decisão de todos os setores da empresa, todos integrados entre si, a partir de uma base de dados única e não redundante. Podem ser entendidos como evolução do MRP II(Manufacturing Resource Planning) na medida em que controlam tanto os recursos diretamente utilizados na manufatura quanto os demais recursos da empresa, como sendo um das que melhores define o sistemas integrados de dados.

Grupo: Jucineide,Raquel,Rayane,Ricardo.
Fonte: Juliana Veiga MendesI; Edmundo Escrivão FilhoII
IDepartamento de Ciência da Computação, Centro Universitário da FEI, UNIFEI, Rua Tamandaré, 688, Campus SP, CEP 01525-000, São Paulo, SP IIDepartamento de Engenharia de Produção, Escola de Engenharia de São Carlos, USP, Av. Trabalhador Sancarlense, 400,CEP 13566-590, São Carlos, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário