segunda-feira, 30 de abril de 2012

PLANEJAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO


PLANEJAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

O planejamento é um dos instrumentos gerenciais mais importantes no processo administrativo quando a organização considera em seu desenvolvimento futuro, ações que devem ser realizadas a fim de garantir inserção competitiva em seu mercado de atuação.
Os sistemas de informação, por sua vez, representam hoje para as empresas o requisito central para a organização, controle e gestão de grande quantidade de dados e papéis que vão adquirir valor para os processos decisórios, se organizados e disponibilizados em uma estrutura que contemple: coleta de dados de entrada, processamento dos dados e informações de saída, conhecimento do perfil de consumo da informação dos usuários, levantamento de suas necessidades de informação que deverão ser o objetivo a ser alcançado, pois o contexto de ampla competição das organizações exige a cada momento decisões proativas centradas nas demandas dos usuários em tempos cada vez mais rápidos.
Planejar sistemas de informação é estabelecer, sob bases sólidas, o futuro desenho do modelo de gestão da informação que irá subsidiar a organização em seu desenvolvimento. Portanto, uma atividade estratégica, uma escolha fundamental que irá se relacionar com a missão e os objetivos organizacionais.
Muitos conceitos foram propostos para o planejamento e em todos, a preparação do desenvolvimento futuro das organizações é um pressuposto central, como o planejamento é uma função gerencial que engloba a definição das metas de uma corporação, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar estas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos para integrar e coordenar atividades.
 O planejamento possui características suficientes para obter importância estratégica para qualquer empreendimento organizacional. Dentre elas estão:
 − Estar ligado ao desenvolvimento futuro das organizações, antecipando-se aos
acontecimentos.
− Promover a tomada de decisão de forma ordenada.
− Preocupar-se com as mudanças do meio ambiente externo, bem como com a correta utilização dos recursos internos disponíveis.
− Identificar necessidades de mudança na postura organizacional, além de promover um processo interno de mudanças.
− Preocupar-se com a cultura organizacional.
 Cada uma destas características responde pela reflexão que deve ser promovida no âmbito das organizações sobre o que se pretende realizar no horizonte de desenvolvimento futuro. A análise interna e externa do ambiente corporativo deve gerar como resultado um diagnóstico estratégico do posicionamento competitivo de empresas e/ou sistemas.
O modelo de planejamento a ser usado no âmbito dos sistemas de informação baseia-se no diagnóstico da situação atual, onde as ações a serem desenvolvidas e a escolha da estratégia estão condicionadas à realidade dos sistemas de informação nas organizações. O modelo de planejamento proposto por Chaín (2000), possui quatro etapas:
1.Etapa filosófica
2.Etapa analítica
3.Etapa de elaboração do plano
4.Etapa de avaliação e controle
 A concepção de um sistema de informação deve estar baseada no pressuposto de que a informação é um recurso estratégico à gestão, ela deve desempenhar um papel especialmente importante no desenvolvimento de esforços para criar e manter a diferenciação de produtos e serviços. No momento de interação com o cliente, a informação torna-se um instrumento essencial para a personalização do serviço. Assim sendo, os sistemas de informação devem reduzir a incerteza e aumentar o conhecimento, por meio do acesso às informações, sobre o ambiente que os envolve, particularmente nos insumos que recebem. Tais insumos, sejam de natureza financeira, material ou de demanda, devem ser conhecidos, calculados e antecipados.
Para que o sistema de informação esteja voltado para as necessidades informacionais de seus usuários, além de missão e objetivos da organização, deverá observar a qualidade da informação, considerando:
Requisitos em relação ao tempo:
­­­­-Disponibilidade -Atualização –Frequência  -Período;
Requisitos em relação ao conteúdo:
− Precisão − Concisão− Amplitude: − Performance;
Requisitos em relação à forma:
− Clareza: − Completeza – Formato;
A estudo de dados é uma outra modalidade que pode ajudar na composição de
sistemas de informação voltados para as necessidades de informação dos usuários e diagnóstico estratégico no processo de planejamento. Além do que, se consideramos que o amadurecimento, durante a evolução dos sistemas de informação, incorporou o atendimento das necessidades de informação dos usuários como medida de qualidade dos produtos e serviços ofertados, a prospecção deve ser utilizada como modelo de monitoramento do ambiente organizacional que hospeda os sistemas informacionais.
Durante a gestão destes sistemas é importante a opção por modelos mais convenientes, já que adoção deste ou daquele tipo, pode revelar características qualitativas de reatividade e/ou pro atividade dos sistemas no atendimento das demandas informacionais, o planejamento de sistemas de informação deve estar integrado e voltado para a ordenação dos requisitos organizacionais na realização dos meios propostos.
Finalmente, o planejamento de sistemas de informação deverá proporcionar:
− Maior ordenação e agilidade do processo decisório no âmbito da organização que hospeda o sistema de informação
− Correta identificação e localização de necessidades de mudanças na estrutura dos sistemas informacionais.
− Adoção de uma postura proativa quanto ao desenvolvimento futuro dos sistemas de informação.
− Estabelecimento do equilíbrio entre forças, fraquezas, ameaças e oportunidades que desafiam a efetividade dos sistemas informacionais.

GRUPO 8: Patricia Maria
               Rayane Camila
               Sarah Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário