quarta-feira, 18 de abril de 2012

Motivações para um SI.


Os principais motivos para a implantação de um SISTEMA DE INFORMAÇÃO nas organizações.

1ª -Em linhas gerais poderíamos dizer que ele vem junto com as mudanças do ambiente de negócios contemporâneos, logo administrar uma organização hoje em dia sem um sistema de informação baseado em computadores, é algo impensável.
2ª -Administrar envolve resolver problemas e com eles aproveitar as oportunidades, nestas dimensões os sistemas de informação vão dar ao administrador mais agilidade e bases de informações amplas para apoiá-lo em suas decisões e desta forma gerar vantagens competitivas (V.C= é a capacidade de criar mais valor econômico, há um custo menor que o concorrente.) em relação aos seus concorrentes. Eles substituem também em parte algumas funções típicas dos gerentes operacionais como planejar, monitorar e controlar as atividades em loco uma vez que ao ser alimentado e realimentado ele gerar informações que poderão ser consultadas pelos administradores em qualquer parte da organização, dando aos mesmos uma amplitude de ação fora dos seus limites geográficos (ubiquidade).
3ª -Reagir às pressões dos concorrentes, de tecnologia, fornecedores e clientes estes últimos, tenha ainda a vantagem de interatividade fornecendo e obtendo informações que irão facilitar os seus relacionamentos e ganhos mútuos.
4ª - Tornar ágil e eficientes processos rotineiros.
5ª - Trocar conhecimentos entre as partes interessadas (stakeholders) com redução de tempo e sem limites geográficos, documentos e assinaturas on-line.
Poderíamos citar outros tantos motivos que vão depe.nder do tipo de organização e de sua estratégia de negócios, esses acima são apenas os mais gerais encontrados como respostas em pesquisas bibliográficas feitas por nossa equipe, aconselhamos o leitor que queira se aprofundar no assunto dar uma olhada em livros de estratégia e os próprios de sistemas de informação.

EQUIPE: Jucineide, Rayane, Raquel, Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário