quarta-feira, 18 de abril de 2012

As Redes Globais e a Internet

O que é a Internet?

A Internet é constituída por 150 milhões de computadores hospedeiros, contendo informaçãos que podem ser acessadas por 550 milhões de internautas. Cerca da metade dos acessos é feita a partir de residências, e a outra metade, a partir de empresas. A conexão à Internet tanto pode ser direta, usada por empresas médias e grandes que possuem um link próprio, quantop or meio de um provedor de acesso à Internet, preferido por empresas pequenas e usuários domésticos. A vantagem do provedor de acesso é que, com ele, o custo do acesso à Internet é menor, pois tal custo é rateado entre muitos usuários. Exemplis de provedores conhecidos são o Terra (da Telefônica) e o UOL (Universo Online, dos grupos Abril e Folha). Na Grande São Paulo, a conexão também pode existir sem necessidade de linha telefônica, como no caso da GIRO, do grupo Vésper, que usa banda larga garantida e frequência própria de transmissão. Outra possibilidade é a Internet pela tomada, da Eletropaulo e da Kelow, sistema em que se pode utilizar a rede elétrica normal para acessar a Internet em banda larga, (ainda que em fase experimental).
A conexão entre os links é feita por meio de uma grande rede de alta velocidade chamada de backbones (espinha dorsal). Cada páis pode ter vários backbones interligados. No Brasil, os maiores são o da Rede Nacional de Pesquisa (estatal), usado por Universidades e pelo Governo, e o da Embratel (privado), usado por empresas.
Os backbones dos vários países se interligam por meio de fibras óticas e satélites, fazendo com que a Internet seja uma rede espalhada por todo o planeta. A comunicação entre dois computadores em qualquer lugar do mundo pode ser feita em poucos segundos.
A maioria dos países está conectada à Internetm execeto alguns países da África. Mas, mesmo nos casos em que a nação esteja conectada, o acesso pode ser proibido ou controlado por razões políticas, como em Cuba, na China, na Coréia do Norte ou nos países islâmicos. A restrição existe porque o exercício do poder político dependente do controle das informações às quais o público tem acesso.

Intranet e Extranet

Uma das consequências da Internet foi a padronização das redes, que antes eram privadas e proprietárias, com protocolos e sistemas próprios.
As empresas começaram a adotar o padrão Internet em suas redes internas, devido a uma série de vantagens:

1. Software gratuito: Open Source padrão Unix, como o servidor Apache; o uso da tecnologia da Internet não requer licenciamento nem pagamento de royalities, pois é de domínio público;

2. A comunicação nas redes internas das empresas ficou simples, pois todas falavam a mesma língua (protocolo TCP-IP).

3. Funcionários recém-admitidos poderiam imediatamente começar a usar a rede interna, sem precisar de longos treinamentos, como ocorria com as rede proprietárias;

4. Os recursos da Internet - e-mails, browsers, etc. - eram imediatamente disponibilizados para as empresas, sem custo adicional, desde que o ambiente fosse Unix.

Esse movimento obrigou as empresas que vendiam sistemas proprietários a oferecer também alternativas para a Internet, como foi o caso da SAP alemã.
O único problema das redes internas era o acesso externo, pois qualquer, internauta, poderia entrar nessas redes. A solução foi bloquear o trânsito não autorizado (de correntes, hackers, funcionários, etc.) por meio de firewalls ou VPNs (Virtual Private Networks).
Uma rede interna, com padrão de Internet, mas de acesso controlado, chama-se Intranet (rede para dentro), hoje usada pela maioria das empresas. E, quando duas intranets se conectam (fornecedor e comprador, por exemplo), cada uma podendo acessar a outra, temos uma Extranet (rede para fora).

A Internet - 2

O crescimento explosivo da Internet superou todas as expectativas e logo começou a congestionar os blackbones, tornando o acesso lentro e demorado. A solução foi criar uma nova tecnologia, com tráfego mais rápido, bem como expandir a capacidade dos endereços Internet, que também começavam a escassear.
A nova Internet se chamou The New Generation Internet (a Internet de Nova Geração), também conhecida como Internet - 2(www.ngi.gov). Ela permite velocidades de ordem de um Terabit por segundo, ou seja, é possível baixar 20.000 Bíblias em um segundo.
A expansão dos endereços foi possível com a nova versão 6 do protocolo IP (Internet Protocol) chamado de IP-6.


Grupo 07:

André Patriota
Maria Patrícia
Renata Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário