quarta-feira, 16 de maio de 2012

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

  

-Nessa semana que passou ouvimos falar muito na quebra de segurança das informações contidas no PC da Atriz Carolina Dieckmann, ora mais o que é segurança da informação, finalmente? Como podemos garantir que nossas informações e as informações corporativas vão estar seguras? É partindo destas perguntas que tentaremos dar uma noção inicial.
            +COMEÇAREMOS DEFININDO ALGUNS TERMOS:
-1º - Segurança da informação=> refere-se à proteção que tem que ser dada a todos os dados brutos e informações (dados processados) com o objetivo de assegurar seu valor, sua integridade, disponibilidade, confidencialidade e irretratabilidade, tanto para as pessoas físicas como jurídicas (organizações).
-2º - Integridade=> garantia que as informações manipuladas permanecerão originais.
-3º - Disponibilidade=> garantia que as informações estarão disponíveis para  os usuários pertinentes.
-4º - Confidencialidade=> garantia que às informações serão acessadas apenas por usuários pertinentes.
-5º - Irretratabilidade=> garantia que o autor da informação não poderá nega-la posteriormente sua autoria.
            +DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
-1º - Físicos=> são barreiras concretas como infraestrutura. Ex.: ligações em redes podem ser limitadas,intranet.
-2º - Lógicos=> são barreiras que vão impedir o acesso as informações que estão num ambiente de redes aos usuários não autorizados, está relacionado a disponibilidade e confiabilidade. Ex.:  criptografia, algoritmos que só poderão se decifrados pelo destinatário.
            +AMEAÇAS A SEGURANÇA
            - A segurança de uma informação é rompida guando uma da três características (integridade, confiabilidade e  disponibilidade) principais da informação não é preservada.
            -No caso da atriz tudo deixa parecer que se trata de cracker (pessoa que age na rede com o objetivo de subtrair informações dos outros para fins não legais), em uma das entrevistas cedida pela atriz, a uma rede de televisão, a mesma informou que postou dados confidencias que foram solicitadas num e-mail. Porém caros leitores por ironia do destino o cracker  que  planejou toda a ação criminosa, esqueceu que existem os hachers ( pessoas que se destinam a identificar falhas nos sistemas de segurança), e assim trabalhando em cima de outra característica da informação a irretratabilidade o cracker foi encontrado e será processado sofrerá as penalidades da lei. Portanto caros leitores, em se tratando de comunicação por computador não existe trote perfeito. Cuidado !!!
+EQUIPE:-Jucineide-Rayane-Raquel-Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário