quinta-feira, 17 de maio de 2012


Inteligência Artificial
 É o estudo de como fazer os computadores realizarem atividades que, os humanos fazem.
Não há área mais ambiciosa da Tecnologia da Informação do que a da Inteligência Artificial. Seu objetivo é “simples”: substituir o cérebro humano pelo computador.
Inteligência Artificial é hoje um domínio do conhecimento cada vez mais “na moda”. Dela fala-se, escreve-se, ouve-se falar, lê-se; é por um lado uma ciência, que procura estudar e compreender o fenômeno da inteligência, e por outro um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. A I.A. é inteligência como computação, tenta simular o pensamento dos peritos e os nossos fenômenos cognitivos. Mas saberemos nós o que é na verdade esta ciência, o que estuda, que aplicações práticas tem? A verdade é que muitas vezes os nossos conhecimentos sobre Inteligência Artificial (I.A) não vão além do ‘isso tem qualquer coisa a ver com computadores.
Essa tentativa imoderada de substituir o pensamento humano pelo das máquinas é assustadora, pois significa passar o controle exercido pelo cérebro, para os equipamentos e pode trazer vantagens e desvantagens como por exemplo:  pode liberar o tempo das pessoas de atividades menos trabalhosas, como passear, mas também pode criar situações complicadas, como mostrado em algumas filmes, que as máquinas começam a dominar as pessoas.

Tipos de Inteligência Artificial:

·         Sistemas Especialistas- O objetivo desse sistema é transferir para o computador o conhecimento dos especialistas. Mas os Sistemas Especialistas têm duas dificuldades para serem executados:
1.      É demorada a sua criação, pois nem sempre o técnico sabe explicar como ele diagnostica falhas conhecidas; Nem todas as situações podem ser equacionas e resolvidas; É demorado e complexo programar todos os possíveis erros que podem ser encontrados em um equipamento.
2.      Uma questão humana, pois quando o técnico percebe que todo seu conhecimento foi retirado, colocado numa máquina e transformado em um sistema especialista, ele se pergunta: E agora? Pra que vou servir depois? Isso o leva a não revelar algumas informações. Afinal, o sistema especialista está extinguindo o seu emprego, tornando-o dispensável.

·         Sistemas de Força Bruta- Para descobrir a solução de um problema, sem usar um raciocínio lógico no sentido humano, o computador testa todas as alternativas, ou pelo menos a maioria entre todas. Por exemplo: em 1999, houve a quebra de um código de criptografia de 512 bits(63 caracteres na senha), realizado por um grupo de cientistas de seis países diferentes, que testaram todas as possibilidades em 300 computadores, trabalhando coordenadamente em paralelo, durante sete meses. O código foi quebrado em apenas 30% das tentativas possíveis.

Ø  Robôs

Mecatrônica é a área da engenharia que estuda os robôs, na associação de máquinas eletrônicas com inteligência Artificial, os robôs são um caso bem conhecido. Podem ser mais desenvolvidos como um piloto automático de avião ou podem ser primitivos como os de uma linha de produção industrial, existem também os tipos experimentais, como por exemplo, como já existe nos aeroportos de Nova York, os ficais de seguranças.

Ø  Redes Neurais Artificiais (ANNS)

As redes Neurais Artificiais é uma tentativa ousada de criar em computador um modelo de cérebro, e também é a mais nova e promissora área dentro da inteligência artificial.
Um sistema pode custar milhões de dólares, pois requer computadores extremamente rápidos. Porém o alto custo inicial pode ser amortizado em poucos meses, através dos lucros obtidos pelo setor de câmbio do banco. Normalmente a tecnologia desenvolvida é mantida sob sigilo, pois dá ao banco vantagem competitiva diante aos demais bancos.
As redes neurais fazem milhões de cálculos e mostram na tela as previsões para o dia seguinte, além de também mostrar as tendências de médio prazo. A análise fornece os valores futuros para o Ibovespa, Nasdaq, índice Dow Jones, taxas de juros, cotação do dólar e outros.

GRUPO: Athylla Rayanne, Karla Chagas, Maria Eliete e Micherlane Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário