terça-feira, 15 de maio de 2012

Diferencia entre dado e informação












Um sistema pode ser definido como uma entidade composta de dois ou mais componentes ou subsistema que integram para atingir um objetivo comum, sob esse aspecto, o termo aplica-se a uma comunidade, a uma família, a uma empresa.

O Sistema de Informação Gerencial abrange a empresa: Estrategicamente, Taticamente e Operacionalmente.
DADO:
Qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a compensação de determinado fato.



Deve-se distinguir DADO de INFORMAÇÃO.
O que diferencia um dado de uma informação é o conhecimento que ela propicia ao tomador de decisões.
Com a grande evolução do mercado e a alta competitividade entre as organizações, a maior preocupação que se tem é por certo, o tratamento à informação. Todo administrador precisa entender que a informação é um dos recursos mais importantes e valioso de uma empresa devendo fazer uso desta no desempenho de sua função.
Normalmente a informação é confundida com dado, mas deve-se distinguir dado de informação.
Dados são os fatos em sua forma primária, é o levantamento de todos os fatos que por sua maneira não conduz a uma boa compreensão.
Pode-se definir também que dado são todos os itens de informação antes de serem processados pelo sistema.
Quando trabalha estes dados de forma que sirvam para alguma tomada de decisão, este se transforma em informação. Em uma empresa pode citar como exemplo de dados a quantidade de produção, custo da matéria-prima, número de empregados. Já a informação seria o resultado da análise desses dados, ou seja, capacidade de produção, custo de venda de produto, produtividade do funcionário. Essa informação, ao serem utilizadas pelo executivo, podem afetar ou modificar o comportamento existente na empresa, bem como o relacionamento entre as suas varias unidades organizacionais. (Oliveira, 1992, p.35).
A informação é de extrema necessidade para a vida de uma empresa, integrando seus diversos subsistemas, com o propósito básico de preparar a empresa para que esta atinja seus objetivos através dos recursos disponíveis, que são: materiais, equipamentos, pessoas, tecnologia e dinheiro.
A informação deve conter algumas características básicas cmo:
Oportunidade; e
Utilidade.
Uma informação que seja útil, mas que é gerada após a ocorrência do fato, não terá finalidade para tomada de decisão, tornando-se desnecessária.
Dado transformado gera conhecimento.
Um sistema de informações tem de trabalhar dados para produzir informações exemplo:
1) O dado é a matéria-prima, com que o sistema de informação vai trabalhar;
2) A informação é o produto final do sistema de informação e deve ser apresentada em forma, prazo e conteúdo adequado ao usuário.
3) As tarefas/ atividades de transformações dos dados em informação, ou seja o processamento, compreendem o processamento que deve incorporar a característica de seqüência lógica em face do interesse existente de otimização dos sistemas de informações empresariais.
A transformação é igual ao resultado da análise dos dados.
Para a consecução/ materialização/ caracterização/ operacionalização de sistemas de informação, devemos ainda saber:
a) Recursos Humanos, profissionais que atuam e utilizam sistema de informação;
b) Recursos Materiais, equipamentos, insumos, instalações que sustentam e permitem a viabilização dos sistemas;
c) Recursos Tecnológicos, atividades, que dinamizam o processo sistêmico. Podem ser vistos como a principal característica de diferenciação entre recursos humanos e entre recursos materiais, já que a tecnologia agregada é um dos referenciais para distinguirmos a natureza da qualidade tanto de recursos humanos quanto de recursos materiais integrantes de um sistema.
d) Recursos Financeiros, qualificação dos outros três recursos segundo o denominador comum moeda.
A formação desses recursos permite alcançar a forma de definição de sistema de informação.




Alunos
Fernando Amaral
Filipe Euzébio
Patrícia Zouein

Nenhum comentário:

Postar um comentário