quinta-feira, 29 de março de 2012

Como se proteger




É de grande importância conhecer ameaças aos sistemas de informação e saber se defender delas, isso é uma das principais atividades de qualquer gerente da área, que deve inserir mecanismos de defesa para evitar perda ou danos ao sistema de informação. A proteção contra possíveis ataques depende de três providências:

1.      Mudança dos hábitos do internauta;
2.      Instalação de programas de segurança;
3.      Manter-se informado.

1. Mudança de hábitos

Não deve instalar nem executar nenhum programa sem ter certeza de sua procedência e de seus efeitos. Evite executar:

1.      programas executáveis (terminados em EXE, COM, CMD, BAT, PIF, VBS, JS, JAVA, HTML, XML, WSF e outros) anexados a e-mails, comprados em bancas de jornal ou adquiridos no comércio de piratas;
2.      downloads de programas da internet de sites desconhecidos, principalmente os gratuitos;
3.      DEMOS (programas de demonstração) de origem duvidosa.
4.      Arquivos do Office (DOC para Word, XLS para Execel, PPT ou PPS para Power Point, MDB para Access) com possíveis macros embutidas (macros são programas que vêm junto aos documentos contendo “vírus macro”, que são vírus junto aos macros. Para a segurança do Office o nível de segurança tem que estar em Nível de Segurança, Médio. Assim cada vez que uma macro for executada, será solicitada permissão para executá-la, se o usuário não executar o vírus não será instalado.
5.      Páginas da WWW em HTML, que podem conter applets em java, ou em XML (extenção da linguagem HTML), que podem conter vírus;
6.      E-mails de procedência duvidosa: não tente sequer abri-los, pois isso pode bastar  para acionar um programa que instala vírus e worms na máquina;
7.      E-mails de amigos e conhecidos, porem suspeitos (exemplo: mensagem em inglês de um amigo que não entende inglês); apague imediatamente, pois há malwares que usam a caixa postal do usuário para infectar os amigos desta.

Obs: Toda vez que você receber um e-mail com a frase clique aqui ou algo parecido, delete-o. Caso contrário você poderá estar recebendo vírus, trojan etc. Que ficará tentando descobrir suas senhas para entrar em suas contas principalmente de bancos. É importante também, por segurança, sempre fazer backups dos seus arquivos, em caso de algum vírus destruir seus arquivos.

2. Programas de segurança

Cada computador deve ser protegido por um antivírus e um Firewall, ambos sendo atualizados constantemente sendo o melhor afazer é deixar a atualização automática pra evitar esquecimento.
Firewall é a parede corta fogo. Ele evita a passagem de mensagens não autorizadas para dentro ou fora da rede protegendo a rede interna da rede.
Os melhores antivírus, pago e gratuito do mercado atual são:





 Kaspersky Antivírus 2012 traz um visual totalmente remodelado com relação ao seu antecessor e melhorias nos mecanismos de detecção, que incluem até mesmo um sistema de inteligência coletiva para a identificação de páginas e programas perigosos. Segundo o desenvolvedor, a ferramenta agora é capaz de identificar o uso atual do PC e adaptar seu consumo de recursos para não atrapalhar as demais tarefas.

Download: http://brazil.kaspersky.com/comprar/kaspersky-produtos-para-usuarios-domesticos



avast! é sinônimo de eficiência na proteção contra vírus. O avast! Internet Security cuida da segurança do computador enquanto você utiliza a internet para trabalhar ou se divertir.

Download: http://www.baixaki.com.br/download/avast-free-antivirus.htm

Atenção: Seu antivírus deve estar sempre atualizado, pois a cada dia aparece um novo tipo de vírus.

 
 2.1 Videos mostram as comparações dos antivirus pagos e gratuitos.

                                          2.1.1 Antivirus pagos.
                                       2.1.2 Antivirus gratuito.

3. Manter-se informado

Para se manter atualizado há vários sites especializados, assim como bons livros no mercado. 

Fonte: MATTOS; Antônio Carlos M. Siatema de Informação: uma visão executiva. São paulo.Saraiva ,2005.

Grupo 1: Álvaro, Alyson Araújo, Lucas Tibério, Sérgio Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário