quinta-feira, 29 de março de 2012

Malwares


Malwares

   Ainda que o assunto sobre a segurança do seu computador seja um tema bastante discutido hoje em dia e que de fato existem riscos que são bastantes conhecidos por todos os usuários de computador, os Malwares, cujo termo é proveniente do inglês malicious-logic software; é um programa destinado a se infiltrar em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não), o que muitos usuários não sabem é que os Malwares podem se infiltrar no seu computador por vários tipos e de diversas formas, tais como, o famoso vírus, worms, trojan horses (cavalos de troia), Keylogger, Screenlogger, Adware, Backdoor, Exploits, Sniffers, Port Scanners, Bot, Rootkit e os spywares. O intuito deste post é alertar sobre os tipos de Malwares que podem invadir seu computador. Os tipos de Malwares mais utilizados pelos hackers são:
·          * Vírus: um vírus precisa de um programa executável para nele se instalar. É como se fosse um “parasita” de programa. Por exemplo, um vírus pode se instalar em programa para editar fotos, toda vez que o usuário executar o programa estará executando o vírus também mesmo sem saber da existência dele.
·        * Worms: diferente dos vírus não precisa de um “parasita”. Ele pode ser executado a partir de anexo de e-mail, quando então se duplica e envia uma cópia para outra pessoa, continuando o processo. Também pode, em paralelo, danificar a máquina que o hospeda.
·           *  Applet: é um executável programado numa linguagem chamada de Java e caminha junto com as paginas de internet em HTML, de onde ele é executado. Um applet não se reproduz, e a maioria é inofensiva.
·          *Trojan (cavalo de Tróia): é um invasor que não se reproduz. Ele se instala, geralmente via e-mail, e toda vez que o computador é ligado o trojan é automaticamente executado. Ele pode realizar varias funções, como examinar o que está sendo digitado no teclado, enviando os dados via e-mail para um hacker, ou então ficar registrando os hábitos do usuário e passando esses dados para uma agência de publicidade via e-mail.

Vale ressaltar que computador é uma máquina e está sujeito a falhas, portanto procure sempre manter o seu antivírus atualizado, e ficar alerta quanto a sites perigosos e e-mails com origem desconhecida ou suspeita.

Grupo 4 - Fernando Amaral; Filipe Euzébio e Patricia Zouein

Nenhum comentário:

Postar um comentário