Toda empresa deve organizar um rico fluxo de informações para seus gerentes de marketing. Empresas competitivas estudam as necessidades de informações de seus gerentes e projetam seus sistemas de informações de marketing (SIM) de modo a satisfazer a essas necessidades.
Um Sistema de Informações de Marketíng (SIM) é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias de maneira precisa e oportuna para os que tomam decisões de marketing.
Para realizar sua análise, planejamento e implementação e controlar responsabilidades, os gerentes de marketing precisam de informações sobre acontecimentos no ambiente de marketing. O papel do SIM é avaliar as necessidades de informação da gerência, obter as informações necessárias e distribuir essas informações de maneira oportuna.
Um sistema de informação de marketing é composto de quatro subsistemas chamados:
- Sistema de monitoração ambiental (ou Sistema de Inteligência de Marketing) – seu objetivo é reunir e difundir informações geralmente não solicitadas e não previstas que chegam ou são coletadas esporadicamente. Informações como mudanças na legislação, previsões sobre o comportamento da economia, mudanças sociais, etc.
- Sistema de Informações Competitivas – Mantém os gerentes de mkt informados sobre a concorrência:estratégias de preço, áreas de distribuição, aplicação em promoção, etc. Os elementos da força de vendas são excelentes fontes para esse tipo de informação.
- Sistema de Informações Internas (ou Sistema de Contabilidade Gerencial) – estatísticas de vendas, resultados obtidos, capacidade de produção, economias por escala, estocagem, recursos humanos, capacidade de investimentos, know-how tecnológicos, etc.
- Pesquisa de Marketing – visa coletar dados pertinentes a problemas específicos e esporádicos que surgem durante o processo de administração de marketing. (pesquisas ad hoc).
Grupo 07
André Patriota.
Maria Patricia.
Renata Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário