Sistemas
de Informação em Administração
Sistemas
de informação é um conjunto de funções integradas voltadas para a transformação
de dados (matéria-prima) em informações.
Sistemas
de Informação são sistemas que, através de processos de coleta e tratamento de
dados, geram e disseminam as informações necessárias aos diversos níveis e
processos organizacionais. Lembrando que da grande diversidade de sistemas,
podemos separar os sistemas naturais e dos sistemas artificiais (criados pelo
homem). Vamos encontrar um grupo de sistemas artificiais, que pela sua
natureza, são chamados de Sistemas de Informação, justamente porque seu maior
objetivo é Fornecer, Controlar, Prover, Pesquisar e Analisar Informações.
Todo
Sistema usando ou não recursos de Tecnologia da Informação (pode-se conceituar
a Tecnologia da Informação como recursos tecnológicos e computacionais para
geração e uso da informação ou ainda, pode ser todo e qualquer dispositivo que
tenha capacidade para tratar dados e informações), que manipula e gera
informação pode ser considerado Sistema de Informação (Rezende, 1999).
Um administrador,
precisa entender o papel dos diversos tipos de Sistemas de Informação
existentes nas empresas hoje, que são necessários para apoiar a tomada
de decisões e atividades de trabalho existentes nos diversos níveis e funções
organizacionais. Eles provocam mudanças organizacionais e administrativas
trazendo desafios para administração, como Integração que é obter
vantagens com sistemas que integrem diversos níveis e funções
organizacionais possibilitando troca de informações entre diversos setores,
este é o principal desafio, pois é o administrador que identifica quais setores
precisam estar interligados. O outro desafio é ter visão ampla, pois na
filosofia da administração os administradores são treinados para gerenciar uma
linha de produto e não a organização inteira como é exigido pelos sistemas
integrados e redes setoriais. Estes desafios exigem enormes investimentos.
Devido à existência de
diferentes interesses, especialidades e níveis em uma organização são
necessários diversos tipos de sistemas, pois nenhum sistema individual pode
atender todas as necessidades de uma empresa. Destacam se 4 tipos principais de
sistemas que atendem diversos níveis organizacionais: sistemas do nível
operacional, que dão suporte a gerentes operacionais em transações como vendas,
contas, depósitos, fluxo de matéria prima etc. Sistemas do nível de
conhecimento envolvem as estações de trabalho e automação de escritório a fim
de controlar o fluxo de documentos. Sistemas do Nível Gerencial atendem
atividades de monitoração, controle, tomada de decisões e procedimentos
administrativos dos gerentes médios e os sistemas de nível estratégico, que
ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e tendências, tanto no ambiente externo como interno a empresa.
Além das características dos sistemas por níveis empresariais, eles também
atendem diversas áreas funcionais, como vendas, marketing, fabricação,
finanças, contabilidade e recursos humanos.
Grupo 02
Athylla Rayanny
Karla Chagas
Maria Eliete
Micherlane Rodrigues
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